FERRO E AÇO MACHADO EM ALTO SANTO-CE

sábado, 17 de janeiro de 2015

BALANÇO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ALTO SANTO-CE

 
                                                                                                                                                                                                                Secretário de Saúde:  Diego Lima                                                                                                                                                                                                     SECRETARIA DE SAÚDE DE ALTO SANTO REALIZA BALANÇO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS E APRESENTA PLANO PARA 2015.                                                                                                                                                                                                           O Secretário de Saúde de Alto Santo, Dr. Diego Lima, apresentou aos profissionais de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde um balanço das atividades desenvolvidas no ano de 2014 com maior enfoque aos avanços conquistados e aos desafios que tem pela frente. Fruto de um planejamento estratégico bem elaborado, colocado em prática e acompanhado de perto pela equipe, conseguimos melhorias significativas em importantes áreas na saúde do município.
Aumentamos para 78% a cobertura das ações de saúde bucal e para 100 % a cobertura de equipes de Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde, em consequência disso, aumentamos as coberturas vacinais para a faixa etária de menores de 02 anos de 89 para 96%, uma das maiores coberturas do Vale do Jaguaribe. Reduzimos a mortalidade infantil para menor que 10, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde. O índice de aleitamento materno saltou de 56% para 78% de mães amamentando exclusivamente até 6º mês de vida do bebê, realizamos cerca de 18.500 consultas médicas em Atenção Básica, mais de 16.000 procedimentos e consultas de Enfermagem, melhoramos a cobertura de Prevenção do Câncer uterino de 80% para 125% através de Campanhas, a exemplo do Outubro Rosa, onde identificamos mulheres com Câncer de mama e útero em estágio inicial e que já se encontram em tratamento. Merece destaque também a Campanha Novembro Azul que atendeu com consultas e exames cerca de 1.200 homens do município, tendo sido destaque a nível de Estado pelo impacto positivo alcançado no município de Alto Santo, onde detectamos neoplasias de próstata ainda não diagnosticadas, cujos pacientes já estão em tratamento.
Na atenção especializada, a parceria firmada entre os municípios da 10ª Região de Saúde e o Governo do Estado, viabilizou a implantação da Policlínica Regional e do Centro de Especialidades Odontológicas Regional onde ofertamos consultas em ortopedia, neurologia, clínica medica, endocrinologia, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral, pediatria, cardiologia, otorrinolaringologia, nutrição, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e exames como teste ergométrico, tomografia computadorizada, eletrocardiograma, eletroencefalograma, dentre outros. No ano de 2014 foram realizados cerca de 8.900 procedimentos e consultas de pacientes da cidade de Alto Santo, tudo isso fruto de um investimento de cerca de R$ 30.000,00 mês com recursos próprios. Viabilizamos a reforma, em andamento, do Hospital e Maternidade Santa Rita, aumentamos a média de nascidos vivos de partos normais realizados no município para cerca de 62%, também uma das maiores da região. Realizamos mais de 180 cirurgias eletivas, cerca de 26.800 consultas médicas, 6.400 exames laboratoriais, 2.917 Ultrassonografias, cerca de 600 internamentos; e dispomos de uma equipe médica qualificada que conta hoje em seu quadro, com profissionais qualificados a exemplo do Dr. Márcio, Dr. José Júlio, Dr. Kelsen, Dr. Fábio, Dra. Lígia, Dra. Milena e Dr. Estevam.
Implantamos o SAMU em parceria com o Governo do Estado, que conta hoje com Base própria de Apoio e durante todo o ano de 2014 prestou atendimento a mais de 100 ocorrências acontecidas no município, a sua maioria acidentes de trânsito.
Dispomos de mais de 180 itens de medicamentos oferecidos na Central de Abastecimento Farmacêutico e farmácias satélites das Unidades Básicas de Saúde, um avanço significativo na oferta de medicamentos gratuitos à população.
Realizamos mais de 3.900 procedimentos em Fisioterapia e Fonoaudiologia e renovamos os equipamentos e mobiliários do Centro de Fisioterapia e já encaminhamos projeto ao Ministério da Saúde para conseguirmos financiamento para adquirirmos mais equipamentos para o setor.
Estamos iniciando um processo de organização e informatização da Unidades Básicas de Saúde que vai promover mudanças positivas nos processos de trabalho dos profissionais em especial do Agente Comunitário de Saúde. Derrotamos a Dengue e somos destaque na região por termos atingido o índice de Infestação Predial para menos de 1%, um dos menores da região. E nossas ações de combate continuam sendo executadas pelos agentes de controle de endemias que passaram por intenso processo de qualificação ao longo de 2014.
Iremos receber um veículo zero Km para a Atenção Básica e estamos renovando nossa frota de ambulâncias nos próximos meses para dar mais comodidade no atendimento às transferências Inter-hospitalares em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal.
Contamos hoje no nosso quadro de profissionais com uma equipe que busca melhorar a cada dia a qualidade do serviço ofertado à população, acompanhando de perto as necessidades e procurando sempre nos colocar no lugar das pessoas que estão precisando de cuidados em saúde.
Ser secretário de saúde é antes de tudo uma grande missão diante das enormes dificuldades que temos com o subfinanciamento do setor saúde; mesmo assim tomado pelo sentimento de gratidão gostaria de dividir com toda a equipe de governo, em nome do Prefeito Zé Iran, e com todos os profissionais de saúde os avanços conquistados fruto de muito trabalho e determinação. Temos muito a fazer, sabemos onde queremos chegar e cada vez mais sinto-me obstinado a trabalhar para conquistar e ofertar saúde de qualidade a toda população de Alto Santo. À todos vocês o meu muito obrigado e a certeza que estaremos sempre prontos para melhor servi-los.
Um abraço cordial.

Dr. Diego Lima
Secretário de Saúde de Alto Santo.  
Clicando no link abaixo você será direcionado à GALERIA DE IMAGENS
SAÚDE EM AÇÃO 2015