FERRO E AÇO MACHADO EM ALTO SANTO-CE

terça-feira, 3 de março de 2015

Um total de 30 municípios cearenses reajustaram o salário dos professores em 13,01%‏

No vale do Jaguaribe  e Centro Sul apenas Morada Nova, Jaguaribara, Icó, Iguatu e Orós reajustaram em 13,01%, conforme a Lei Nacional do Piso do Magistério.

Levantamento divulgado nesta segunda-feira (2) pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), junto aos sindicatos de servidores filiados, aponta que chegou a 30 o número de cidades cearenses que reajustaram o salário dos professores em pelo menos 13,01%, conforme a Lei Nacional do Piso do Magistério.

Porém, em duas localidades, Canindé e Ocora, o reajuste foi dado somente aos trabalhadores de nível médio. Nas 28 demais, o índice de reposição salarial foi aplicado de forma linear, contemplando também educadores graduados, mestres e doutores.

Neste universo, destaque para Quixadá e Ibaretama, cujo percentual concedido foi ainda maior, ficando em 20% e 17%, respectivamente. E, entre os demais reajustes alcançados, figura Maracanaú, com crescimento dos salários de 10% para todos. Já em Quixeramobim, só se alcançou o reajuste de nível médio, que ficou em 8,02%.
De acordo com Enedina Soares, presidenta da Fetamce, diante do cenário de rápida concessão do benefício, estaria rechaçada a alegação dos prefeitos cearenses de que faltam recursos para pagamento dos profissionais do magistério.
“Além disso, está previsto crescimento das receitas da educação e houve recebimento de complementos da união”, explica Enedina.
Relação de cidades com 13,01% ao menos de reajuste para educadores:
Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Guaiúba, Itaitinga, Maranguape, Acarape, Barreira, Jaguaribara, Morada Nova, Icó, Iguatu, Orós, Crato, Missão Velha, Várzea Alegre, Choró, Ibaretama, Quixadá, Senador Pompeu, Acaraú, Cruz, Pentecoste, Frecheirinha, Tamboril e Fortaleza.
Cidades com reajuste de 13,01% somente para médio: Canindé e Ocara.
Outros índices inferiores a 13,01%: Maracanaú e Quixeramobim.

 CN7. 

Observação: Esses números referem-se aos municipios onde o sindicato é filiado a FETAMCE (Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará).