FERRO E AÇO MACHADO EM ALTO SANTO-CE

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Prefeita Ana Teresa recebeu em Jaguaruana secretário de segurança pública do Estado do Ceará Delcy Teixeira


A prefeita Ana Teresa recebeu na manhã da última sexta-feira (10/04) em Jaguaruana, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Dr. Delcy Carlos Teixeira.

O encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social Raimunda Amélia da Silva, e serviu para discutir e planejar ações que possam combater o problema da violência no município.
Na ocasião, a secretária municipal de Assistência Social, Fátima Romão, fez uma apresentação dos números da violência, para que as autoridades presentes pudessem ter uma concepção do que realmente está acontecendo em nosso município na questão da criminalidade.

O promotor de justiça, doutor Marcelo Rodrigues, disse que o índice alarmante da criminalidade se dá por um conjunto de fatores. O Estado do Ceará enfrenta precariedades de recursos na área da segurança, infelizmente, mesmo com todo o investimento feito nos últimos anos, os recursos deixam muito a desejar, precisamos de uma educação básica de qualidade para que o problema seja combatido em sua raiz, a impunidade é outro fator que existe porque o estado não se faz presente como deveria ser, mesmo assim temos que cumprir com o nosso papel, pois não podemos permitir que o crime se fortaleça em nosso município, afirmou.

Em seguida o juiz de direito da Comarca de Jaguaruana, Dr. Domingos José da Costa, afirmou que a impunidade na maioria das vezes acontece devido à situação estrutural encontrada por nossa segurança. É preciso que aconteça um trabalho investigativo mais intenso, também é preciso que famílias e sociedade cumpram com o seu papel, a questão da segurança pública é obrigação de todos nós, por isso temos que trabalhar em parceria flexibilizando mais ainda as ações, completou.

Logo após a presidente do Conselho da Comunidade, doutora Yris Gadelha, disse que só prender não basta, tem que ser feito um trabalho de humanização, que segundo a mesma, é de fundamental importância no combate à criminalidade.

Já o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, doutor Delcy Teixeira, destacou o índice da diminuição nos homicídios no Estado, mas disse também que há muito trabalho para ser feito. Precisamos resgatar a credibilidade da polícia junto à sociedade, pois temos a obrigação de oferecer segurança a nossa população. Delcy Teixeira, ainda prometeu aumentar o número de policiais nas cidades que apresentam número elevado de homicídios, “para isso vamos expandir o RAIO, interiorizar o CIOPAER, e criar o batalhão de divisa em nossas fronteiras”, destacou.

A prefeita Ana Teresa, ao fazer uso da palavra, disse que precisa de um apoio maior do estado no combate a criminalidade. Precisamos de um policiamento que vá para as ruas, trabalhos investigativos devem ser realizados com mais precisão, para isso irei cobrar dos órgãos competentes mais investimentos na segurança pública de nossa cidade. Aproveitando o momento a prefeita Ana Teresa solicitou do secretário Delcy Teixeira, uma sede do COTAR em nossa cidade, policiamento na divisa com o vizinho Estado do Rio Grande do Norte, delegado permanente e atuante, aquisição de mais uma viatura e um inspetor de polícia civil.

O encontro contou ainda com a presença do superintendente da polícia civil Andrade Júnior, comandante da polícia militar Cel. Pinheiro, comandante geral do corpo de bombeiros João Carlos de Araújo Gurgel, comandante do policiamento especializado Cel. Soares, comandante da CPI sul Cel. Jarbas, comandante do batalhão de Russas Cel. Wellington, subcomandante do batalhão de Russas major Claudemir, comandante de patrulha da região tenente Matos, tenente coronel da CPE Marcelo Furtado, comandante da 2ª sessão do 4º grupamento de bombeiros capitão Tales,Comandante do Policiamento local, Sargento Lopes, vice-prefeito Paulo Barbosa, vereadores, secretários do governo municipal, padre Raimundo Barbosa, presidente do STTRJ Aluísio Gomes, e prefeito de Itaiçaba José Orlando.