FERRO E AÇO MACHADO EM ALTO SANTO-CE

terça-feira, 24 de novembro de 2015

PRONAF: Operação Gremlins da Policia Federal no vale Jaguaribano, resultou na prisão de 5 investigados



Limoeiro do Norte está sendo o palco de mais uma operação da Polícia Federal que a quase 5 anos investiga desvios de recursos do Programa de Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar – PRONAF, a partir do BNB agencia Limoeiro. Conforme informou o delegado da Polícia Federal, Mário Sérgio que preside o inquérito, desde as 6h da manhã de terça 24, que os agentes federais envolvidos na operação, realizam buscas e cumprem mandadas de prisões, os acusados são suspeitos de compor um esquema milionário de desvio de recursos do PRONAF. (foto ilustrativa).

Financiamentos concedidos em 2010/2011, onde diversos contratos apresentam indícios de fraude e/ou desvio de finalidade, ou seja, o projeto técnico trás em suas inversões a  compra de gado e o recurso foi usado para comprar moto, isso caracteriza desvio de finalidade, esclareceu o delegado.
A autoridade policial disse ainda que além dos investigados que estão sendo ouvidos, 5 suspeitos já capturados por força de mandado de  prisão temporárias, a operação Gremilins tem mais busca e apreensão temporária que serão feitas durante toda semana “A gente vai até o final desta semana” Possivelmente ainda haverá mais prisões, vistos que as buscas continuam.
O ponto de apoio está sendo a  procuradoria regional com sede em Limoeiro do Norte, desvio de recursos do PRONAF foi constatado em quase todas as cidades da região do Vale do Jaguaribe, afirmou, destacou que a superintendência regional da Polícia Federal, no Ceará está com dezenas e dezenas de expediente para instauração de inquéritos, a previsão é que seja instaurados algo entre 1000 a 1500 inquéritos. O delegado acrescentou que o montante desviado é de aproximadamente 25 milhões de reais.
Tudo recurso desviado deveria ser aplicado no Programa Nacional da Agricultura Familiar - PRONAF A operação Gremlins continua, se espera que o resultado seja positivo.

Por; Marfreitas
FONTE: TV JAGUAR