FERRO E AÇO MACHADO EM ALTO SANTO-CE

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

SECRETARIA DE SAÚDE DE ALTO SANTO PROMOVEU EVENTO DE ENFRENTAMENTO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

 
As ações Municipais de saúde voltadas para o combate do mosquito Aedes Aegypti foram apresentadas na manhã desta quinta-feira (28)  durante um  evento realizado na Câmara Municipal de Alto Santo, com a presença da Vice Prefeita Genileuda,  Secretario de saúde Dr Diego Lima, representante da regional de saúde José Zezito,  Vereadora Geudir Gurgel, Vereador Jucelino Sales e da Promotora Dra Natalia Colares. 

 
Dra Natalia Colares e Diego Lima


 Ao abrir o evento, a Vereadora Geudir Gurgel falou de suas preocupações em relação às consequências do Vírus Zika, a Microcefalia e a Febre Chikungunya que vem crescendo em todo o país. "Esse é um trabalho árduo, que precisará da participação ativa de toda a população, um dos maiores aliados que temos contra o mosquito é a educação, através da conscientização popular, onde juntos seremos multiplicadores no combate ao mosquito¨ disse Geudir. Finalizou lembrando de um surto de Dengue que houve em Alto  Santo no ano de 2014 e disse que não podemos passar por  esses problemas novamente.


O vereador Juscelino Sales ressaltou a importância dos agentes de endemias e parabenizou o trabalho destes profissionais. Lamentou os cortes do Governo em relação a Saúde. Também comentou a importância de cada um em combater o mosquito Aedes. Jucelino parabenizou o Secretario Diego Lima pelo engajamento nas campanhas de combate ao mosquito transmissor da Dengue, chikungunya e Zika.  Para finalizar o Vereador  falou sobre conscientização popular e de espírito de luta para vencer o mosquito.


A Vice Prefeita de Alto Santo Genileuda agradeceu a presença de todos e também elogiou o Secretario de saúde, Dr Diego Lima pelas campanhas realizadas em Alto Santo. Lembrou dos inúmeros casos de dengue que presenciou no hospital de Alto Santo e disse que só quem sabe a gravidade desses problemas enfrentados por conta do mosquito é quem combate de frente, como é o caso dos profissionais de saúde, finalizou com muitos  aplausos.


A Promotora Dra Natália Colares no inicio da sua fala ressaltou  que a educação é fundamental para combater o mosquito, e que a população é de suma importância,  permitindo o trabalho dos agentes em suas residências. Dra Natalia colocou-se a disposição para resolver os problemas enfrentados pelos profissionais com  relação as pessoas que recusam a visita, pois essa atitude poderá deixar para trás um possível foco do mosquito e consequentemente prejudicar outras pessoas. Agradeceu ao convite, parabenizou a atitude do secretario e mais uma vez se colocou a disposição dos profissionais de saúde.



O Secretario Dr Diego Lima disse que hoje é um importante passo de enfrentamento do mosquito Aedes, em seguida parabenizou  os agentes de combate a endemias e falou da importância desses profissionais no esforço para combater o mosquito e eliminar seus criadouros. 'Essa integração população e agentes é fundamental para interromper o desenvolvimento do vetor e portanto, impedir a infecção pela doença”, destacou o Secretário de  Saúde, Diego Lima.

Vice Prefeita Genileuda e o Secretario de Saúde Diego Lima

Ele assim como os outros, relembrou a grande epidemia de Dengue em 2014 no Município de Alto Santo, sendo necessário um  trabalho árduo, que fez com que Alto Santo vencesse essa epidemia, e lembrou que no ano de 2015 e 2016 não houve nenhum caso da doença.

O Secretario falou sobre os inúmeros casos de microcefalia em todo país, que ataca os bebês ainda na gestação, "Mais de 200 casos de.microcefalia de 2015 até hoje no Ceará, inclusive com alguns óbitos, disse ele. Finalizou anunciando mutirões que irão percorrer bairros de Alto Santo, levando informação e combate ao mosquito.


O Representante da regional de Saúde de Limoeiro do Norte, José Zezito, parabenizou a iniciativa do Secretario de Saúde em mobilizar os profissionais nessa guerra contra o mosquito Aedes,  falou  sobre os problemas de desabastecimento do larvicida no ano de 2015, mais disse que esse não é o principal tratamento, pois aquele depósito rapidamente poderá ter sua agua trocada e que o mais  importante é a vedação de caixas d'água e cisternas, bem como a eliminação de depósitos que.possam vir a ser criadouros do mosquito.

O representante da Regional falou  da importância de conseguir visitar todos os imóveis, para que não fiquem residências sem a visita do agente. Além dos casos de dengue no município de Alto Santo em 2014, falou sobre a epidemia da cidade vizinha  Jaguaribara em 2015 com  357 casos da doença. Elogiou Alto Santo, Pereiro e Erere que não tiveram casos de 2015 até hoje.


O secretario Diego Lima finalizou o evento pedindo a todos os presentes, que colocassem em prática  os conhecimentos sobre a proliferação do mosquito e multiplicar com a população, além de participar de mutirões de combate.

Agentes de Endemias e Publico em geral



Apoio: Secretaria de Saúde de Alto Santo


Por: Rodolfo Lira

Fonte: Alto Santo é Notícia