FERRO E AÇO MACHADO EM ALTO SANTO-CE

sexta-feira, 18 de março de 2016

Governo estadual decreta ponto facultativo na quinta-feira (24)


A administração pública estadual terá ponto facultativo na quinta-feira (24). Decreto nesse sentido foi publicado no Diário Oficial do Ceará (DOE) da quarta-feira (16). Ainda de acordo com o artigo 2º do DOE, será feriado na sexta-feira (25) devido às comemorações da Paixão e Morte de Jesus Cristo.

A data coincide com a Data Magna do Ceará, instituída por lei publicada no Diário Oficial do Estado em dezembro de 2011. A data celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará, a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 25 de março de 1884 - quatro anos antes da abolição da escravatura em todo o Brasil.


O dia homenageia um dos maiores personagens envolvidos na luta contra a escravidão no Ceará: Francisco José do Nascimento, também conhecido como Chico da Matilde como o Dragão do Mar, pescador que lutou contra o tráfico de escravos no Ceará.

Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, nasceu em Canoa Quebrada, em 1839, e faleceu em Fortaleza, em 1914. Foi nomeado prático da Capitania dos Portos, em 1874. Conviveu com o drama do tráfico negreiro e envolveu-se diretamente na luta pelo abolicionismo.

Uma de suas atitudes heróicas foi o fechamento do Porto de Fortaleza, impedindo o embarque de escravos para outras províncias. Em 1882, sob sua liderança, os jangadeiros cearenses abriram as velas de suas embarcações, na recepção do famoso abolicionista José do Patrocínio. O Dragão do Mar ajudou na libertação de escravos na então província do Ceará, em 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no país.

DN