FERRO E AÇO MACHADO EM ALTO SANTO-CE

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

PROJETO INÉDITO COLETA SÊMEM EM ONÇA PINTADA NO ZOOLÓGICO DE CANINDÉ-CE





Um projeto inédito para o mundo animal está sendo desenvolvido no Zoológico de Canindé pelo veterinário e aluno de mestrado Herlon Rodrigues da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que tem como objetivo proteger espécies em extinção, e nesse processo, colhendo material genético, no caso os espermatozoides, propondo assim uma melhor forma de armazenamento, para futuros programas de reprodução.

 O projeto realizado pelo veterinário e sua equipe nunca foi executado em nenhuma parte do mundo. Todo o material genético foi congelado em nitrogênio, a -196 graus Celsius. “A grande finalidade é avaliar a ultraestrutura dos espermatozoides, que foram coletados da onça; fazer toda uma descrição que nunca foi feita para essa espécie, tanto com o sêmen fresco, quando ele após a congelação’’, salienta o veterinário.
Segundo ele:”o sêmen daria aproximadamente para cinco fêmeas em forma de inseminação artificial, mas se utilizarmos a biotécnica mais avançada esse número pode ser superior a 20 animais”.
Caso o animal venha a óbito, nós já temos pelo menos a mostra seminal que pode ser utilizada na própria fêmea do Zoológico de Canindé, como também em outras onças de outros Zoológicos, até mesmo em animais de vida livre.

Um fato que deixa os pesquisados animados é quanto ao estado de saúde do Baré, como é chamado o macho da onça pintada. “Ele não apresentou nenhuma anomalia, é um animal jovem, sem problemas. Nos primeiros exames não tem nenhum problema significativo com ele”, comemora Luana Azevedo da ultrassonografia.
O trabalho tem previsão de ser apresentado em um Congresso Internacional nos Estados Unidos no meio do ano. “Esse é um projeto de Canindé para o mundo”, comemora Herlon.

EQUIPE DE PESQUISA:

Dr. Herlon Rodrigues – Chefe da Equipe.
Guilherme Duarte – Leandro Rodrigues – Anestesistas.
Thalles Gotardo – Veterinário da biotecnologia reprodutiva.
Luana Azevedo – Ultrassonografia.

Assessoria de Comunicação do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé – Fotos Antônio Carlos 


FONTE: CANINDÉ NOTICIAS