FERRO E AÇO MACHADO EM ALTO SANTO-CE

quinta-feira, 2 de março de 2017

Declaração do Imposto de Renda pode ser entregue a partir de hoje quinta-feira (2) de março





A declaração do Imposto de Renda deste ano já pode ser entregue a partir de hoje quinta-feira (2). Este ano tem novidade nas regras e mais facilidade no programa.

O programa para fazer a declaração ficou mais fácil. “Ano passado, você preenchia pelo programa de Imposto de Renda e depois usava um outro para fazer a transmissão para a Receita Federal. Esse programa foi incluído em um único programa, então quem preenche hoje a declaração automaticamente já pode transmitir. É uma facilidade”, afirma Gildo Freire de Araújo, presidente do Conselho de Contabilidade/SP.
 A má notícia é sobre a tabela do Imposto de Renda. As faixas de renda sobre as quais o imposto é calculado não tiveram reajuste nenhum. Quem sobe de faixa paga mais e o limite de isenção teve um reajuste mínimo, muito abaixo da inflação. “Mais gente vai ficar obrigado a fazer a declaração, além de também estar pagando um pouco mais de Imposto de Renda”, explica Gildo.

Representante comercial, Lilian de Castro Silva, nunca fez a declaração sozinha. Tem aquele irmão que faz o serviço para a família toda. Ela sempre recebeu restituição do Imposto de Renda, muito pelo fato de ter uma dependente, a filha Carol: “Tem o colégio, consulta médica, tudo vai sendo abatido”.

A novidade, é que a partir de agora, para que isso ocorra, o dependente precisa ter CPF. Passado o Carnaval, Lilian e Carol vão atrás do documento novo. Ele é obrigatório para dependentes que completaram 12 anos até 31 de dezembro do ano passado. A declaração com o CPF da Carol será uma entre as 28,3 milhões que a Receita Federal espera receber entre amanhã e o dia 28 de abril.

O programa de computador já está disponível no site da Receita Federal e também pode ser baixado em tablets e celulares.

FONTE: G1/JORNAL HOJE