FERRO E AÇO MACHADO EM ALTO SANTO-CE

quinta-feira, 23 de março de 2017

Serviço Geológico do Brasil vai apurar surgimento de “suposto vulcão” na serra de Maranguape – Ceará






Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra um fenômeno natural muito parecido com um mini vulcão.

O registro foi feito em um sítio em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. O local é uma Área de Proteção Ambiental, uma APA. Os moradores não sabem do que se trata, mas a pequena fenda está jorrando água quente e fumaça.

A defesa civil do Ceará confirmou a existência de uma fonte de água termal com odor forte. O fato vai ser levado ao conhecimento do Serviço Geológico do Brasil.

Um fenômeno natural muito parecido com um mini vulcão apareceu em um sitio na cidade de Maranguape-Ceará. Os moradores ainda não sabem exatamente do que se trata. A pequena fenda esta “cuspindo” água quente e muita fumaça.

Nunca houve algo igual na cidade e por isso os moradores estão assustados. O dono do Sitio informou que irá chamar especialistas no caso para verificar a terra e tentar descobrir o que se trata tal fenômeno.

Segundo informações, há atividade de uma empresa na extração de pedras no local onde fica o suposto vulcão, o que pode ter acordado o mesmo. Em uma matéria até diz que os moradores do lugarejo entraram com um pedido na justiça para que as atividades da empresa sejam barradas.

Somente na Região Metropolitana de Fortaleza, foram mapeados dez resquícios de cones vulcânicos, estruturas condutoras de magma deixadas há cerca de 30 milhões de anos e isso também pode haver em outras cidades próximas, como é o caso de Maranguape, cidade vizinha de Fortaleza.

Talvez seja um exagero chamar precocemente esta atividade geológica de mini-vulcão, pois ainda está mais para uma fonte geotérmica do que qualquer outra coisa. Porém, não custa ficarmos alertas para quaisquer mudanças em seu comportamento.




FONTE: DN