FERRO E AÇO MACHADO EM ALTO SANTO-CE

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Bancada cearense na Câmara discute liberação de R$ 112 milhões para seca



Deputados federais que compõem a bancada cearense na Câmara estiveram reunidos, ontem, com o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB), para discutir a liberação de recursos a serem investidos na aquisição de equipamentos que garantam melhor infraestrutura hídrica no Estado.
 undefined

Durante o encontro, os parlamentares cearenses programaram mobilização junto ao Ministério do Planejamento para que a pasta envie ao Congresso o Projeto de Lei (PLN) com a correção do valor da emenda de bancada, no total de R$ 112 milhões, a serem destinados para aquisição de máquinas perfuratrizes.


De acordo com o coordenador da bancada, deputado Cabo Sabino (PR), o recurso garantirá a aquisição de 22 a 44 máquinas perfuratrizes com o objetivo de ampliar a construção de poços artesianos nos 184 municípios do Ceará e assim reduzir os efeitos da seca que assola a região.

“Serão construídos entre 2.300 e 5 mil poços profundos, fazendo com que os 184 municípios cearenses possam ter suas demandas atendidas por toda a bancada do estado do Ceará, levando água e atendendo as comunidades mais carentes”, disse.
Sabino ainda disse acreditar na “força política” de Eunício para o envio do PLN pelo Ministério do Planejamento ao Congresso e, consequentemente, convocação da sessão para votação e aprovação da matéria. “A força do presidente do Senado, que também é presidente do Congresso e membro da bancada cearense, é fundamental para que a matéria chegue à Casa, e houve o compromisso dele para isso”, garantiu.

Na oportunidade, Eunício reforçou seu compromisso em trabalhar pelo Ceará e disse que “não medirá esforços” para que o recurso seja liberado. “A emenda de bancada vai garantir mais acesso à água em localidades prejudicadas pela seca. Vamos intensificar nosso trabalho para cumprir com o compromisso de atender a todos os cearenses”, afirmou.

Fiocruz
Também participaram do encontro representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que pediram mobilização da bancada junto ao Governo Federal para garantir os investimentos e a manutenção das pesquisas e desenvolvimento de medicamentos e vacinas através do Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais da Bio-Manguinhos, órgão ligado à Fundação.
A instituição possui uma fábrica na cidade do Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza, e vem ampliando o projeto, constituindo um pólo tecnológico da saúde na localidade. Através dos investimentos e parcerias com empresas de outros países, a Fundação é responsável pelo desenvolvimento tecnológico para produção de vacinas contra doenças autoimunes.
Sobre o assunto, Eunício disse que buscará junto ao Governo Federal apoio necessário para continuidade do projeto. “Temos a geração de emprego na região e também a referência do trabalho realizado por essa respeitável instituição. É fundamental que o trabalho continue e vamos buscar esse apoio seja onde for”, disse.
Além do deputado Cabo Sabino, participaram da reunião os deputados federais, Odorico Monteiro, Vaidon Oliveira, Gorete Pereira, Vitor Valim, Domingos Neto; o prefeito de Ibaretama, Edson Moraes; o ex-deputado federal, Vicente Arruda, e os representantes da Fundação Oswaldo Cruz, Beatriz de Castro, Carlile Lavour e Anya Pimentel.
FONTE: TVJ1/Jornal O Estado CE